História
O Festival de Inverno de Serra de São Bento teve sua primeira edição no ano de 2006, por iniciativa da Prefeitura Municipal na pessoa do então prefeito Francisco Erasmo de Morais, popularmente conhecido como Chico de Erasmo que naquela época buscava uma alternativa para dinamizar a economia local.

A ideia
Chico de Erasmo conheceu o empresário do ramo de turismo e eventos Clóvis Magdiel, mais conhecido como Diel, que estava em visita pela região e deslumbrado pelas belezas naturais e o clima ameno resolveu investir no município. Chico convidou Diel para ser Secretário de Turismo e então a ideia surgiu.

Desafios
Sem nenhuma pousada, hotel ou restaurante, num município pequeno até então desconhecido dentro do próprio estado e contando apenas com recursos próprios da Prefeitura parecia impóssivel pensar em um evento indutor do turismo. Mas desistir não era uma opção.



Realização
No mês de julho de 2006, aconteceu o primeiro e mais especial Festival de Inverno de Serra de São Bento. Muitos munícipes alugaram suas casas para os visitantes, a prefeitura conseguiu montar restaurantes no evento e a população abraçou o evento que emocionou a todos os participantes.
Sucesso
No ano de 2023, durante a gestão da Prefeita Wanessa Morais, o Festival que mudou a realidade do turismo na região foi reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Político Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte, por indicação do grande parceiro do evento, o Deputado Ezequiel Ferreira. A cada o número de visitantes aumenta e o Fissb se consolida como o maior evento indutor do turismo na região.